sexta-feira, novembro 26, 2010
Misteriosa Estrutura no Centro da Via Lactea
Bolhas que emitem raios gama estende acima e abaixo do centro da Via Láctea.
Foto emitida pelo site da National Geographic.
Duas bolhas enormes que emitem raios gama foram encontrados no centro da galáxia Via Láctea.
Os raios gama são a forma mais energética de luz e, no espaço eles tendem a vir de eventos violentos, tais como supernovas ou a partir de objetos extremos, como buracos negros e estrelas de nêutrons.
Uma hipótese, que é talvez ainda mais dramático, é que o buraco negro no centro da galáxia está ativo por um periodo.
Os cientistas sabem que existe um buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia, e não fica tão grande, sentado calmamente. Em vez disso, o buraco negro deve passar por fases em que engole grandes quantidades de material.
Quando os buracos negros galácticos estão ativamente na fase de alimentação, elas tendem a expelir jatos de alta energia de seus pólos. Astrônomos descobriram tais núcleos galácticos ativos em outras partes do universo, mas nunca antes viram nenhuma prova convincente de que esse processo estaria acontecendo na Via Láctea.
Doug Finkbeiner, Professor associado de Astronomia do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica, em Cambridge, Massachusetts:
"Então, [bolhas de raios gama] podem ser a primeira evidência de uma grande explosão do buraco negro no centro da galáxia", disse Finkbeiner.
Fonte: http://news.nationalgeographic.com/news/2010/11/101110-science-space-mystery-structures-gamma-rays-bubbles/?source=link_fb20101110milkywayscore
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comenta'rio